Segundo pesquisa da Bain & Company, a pandemia acelerou mudanças que já estavam em curso dentro das empresas, especialmente nos processos de inovação. A pesquisa mostra nove tendências de inovação: estímulo ao engajamento dos clientes, requalificação dos profissionais via gamificação, diversidade no recrutamento, marketplaces próprios, cadeias de abastecimento integradas, inteligência coletiva habilitada para inteligência artificial (IA), sustentabilidade transparente, computação quântica e NFTs. “Quando a pandemia chegou e mudou de forma tão brusca tantos hábitos, essas tendências foram definitivamente aceleradas. A maioria das tecnologias estava, de alguma forma, com um movimento inicial, e à medida que a pandemia chegou com incentivo tão forte de mudar os comportamentos, seja das empresas com seus funcionários ou da relação com os seus clientes, essas coisas emergiram”, diz Livia Moura, sócia da Bain & Company. Para ela, a maioria das tendências é uma aceleração de processos que já aconteciam, mas ainda não transpareciam como inovações em andamento.
Leia a matéria publicada pela Época Negócios.
Matéria enviada por Thauani Simione, Estagiária do Instituto Kapok.